Dicas de uma mãe solteira para Poupar, Organizar e muito mais.

06
Mai 09

Quem se viu numa situação destas, sabe muito bem do que estou a falar, e quem ainda não teve o azar (espero que tão cedo não saiba) e não sabe como agir. Vão aqui algumas indicações como funciona, tudo o que precisa ser feito em caso de seguro amigável, ou não (ATENÇÃO às empresas querem sempre safar-se).

 

Tentar sempre preencher os impressos de seguro amigável, se nenhum dos condutores a possuir, tentar adquirir estes dados, são muito importantes:

 

- Primeiro e último nome que está na carta verde (porque quem conduz pode não ser o responsável)

- Número do Bilhete Identidade (do culpado)

- Matrícula e nº da Apólice do Seguro

- Nome da Seguradora

 

Se conseguir tratar tudo amigavelmente, sem envolver seguradoras, ainda bem (de qualquer maneira pedir estes dados, nunca se sabe!), pois a pessoa pode parecer muito séria, e depois nem participa à seguradora (já aconteceu comigo), nesses casos agir desta maneira (confirmado com a DECO):

 

Participar o acidente na Seguradora (Participação por reclamação), apresentando todos os dados acima adquiridos.

 

A seguradora envia 2 cartas, c/ espaço de 8 dias úteis cada, para o culpado, se este não responder, a seguradora paga o arranjo.

 

Para a peritagem, tem que indicar a oficina onde irá deixar a viatura. Se o responsável pela peritagem o classificar como condicional, é porque não atribuem a culpa ao segurado deles, caso corra tudo bem. Marcar peritagem para a altura em que recebem a carta da seguradora.

 

São obrigados a facultar viatura de substituição na altura do arranjo, ou pagam os transportes utilizados durante o arranjo. (Há seguradores em que temos de ser nós a solicitar a viatura, poderás fazê-lo por fax, carta ou email). Depois é só esperares que o teu carro fique arranjado.

 

Se pelo contrário, a pessoa não se quiser dar como culpada chamar a polícia.

 

Se tiveres mais informações para ficarmos atentos e sabermos como agir, comenta

 

publicado por MM às 15:42
 O que é? |  O que é? | favorito

Muito útil. Até vou imprimir, caso me aconteça algo parecido (espero que não). Belo artigo.
Gustavo Vieira a 6 de Maio de 2009 às 22:31

pesquisar
 
Tens Dicas?

arquivos
2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D