Dicas de uma mãe solteira para Poupar, Organizar e muito mais.

12
Jan 10

Nesta época de crise, a imaginação para ajudar na poupança atinge várias áreas da nossa vida.

 

E porque não a limpeza da nossa casa, já que todos os dias usamos produtos, que para além de se gastarem com muita facilidade, também são prejudiciais para a saúde e para o bem do nosso planeta.

 

Vamos precisar:

 

Sumo de limão:  

Pelo seu elevado conteúdo de ácido, dissolve resíduos de óleo e graxa, branqueia tão bem como a lixívia, e deixa naturalmente um cheiro a fresco. O sumo de limão, diluído, pode ser usado em quase todas as superfícies da sua casa.

 

Vinagre branco:  
É agente esterilizador natural, sendo a sua clareza preferível para a limpeza. Com um conteúdo de ácido semelhante ao do limão, serve os mesmos fins, e pode substituir o sumo de limão na maior parte das soluções de limpeza, podendo acrescentar óleos essenciais (como alecrim, lavanda, rosas, e muitos outros) para disfarçar o seu cheiro.

 

Bicarbonato de sódio:
Como força extra às limpezas, pode ser usado na sua cozinha. Também dissolve cera e outros solventes dos produtos frescos.

 

Sabão líquido vegetal:
Encontrará no supermercado ou na drogaria, económico, feito com óleo vegetal (de preferência sem perfume). O líquido servirá de base para um produto de limpeza não agressivo, e também poderá ser usado como sabão para as mãos.

 

Preparemos agora os produtos:

 

Produto multiusos  

  • ½ chávena de bicarbonato de sódio
  • ¼ chávena de água morna
  • ¼ chávena de sumo de limão  (ou meia chávena de sumo de limão engarrafado)
  • 1 chávena de sabão líquido

 

Lave um frasco que possa ser limpo,deite o bicarbonato de sódio e a água. Agite um pouco e deixe repousar 5o minutos para dissolver o bicarbonato de sódio. Acrescente o sumo de limão e o sabão líquido, agitando para dissolver completamente. Use no balcão da cozinha, no lava-loiça, no microondas, e para limpar o fogão e o forno. Limpe com uma esponja molhada ou use uma escova de dentes velha para limpar as zonas mais pequenas.

 

Limpar o chão

  • ¼ chávena de vinagre branco
  • 4,5l de água morna
  • 1 colher de chá de sumo de limão, apenas para dar cheiro

 

Misture todos os ingredientes num balde grande e use para limpar o chão. Quando terminar, esprema a esfregona e polvilhe-a com bicarbonato de sódio. Deixe actuar durante cinco minutos e depois lave com água morna. A sua esfregona secará sem cheiros nem bolor.

 

Limpar janelas

  • ¼ chávena de vinagre ou 1 colher de sopa de sumo de limão
  • 2 chávenas de água

 

Use um frasco borrifador e borrife os vidros e espelhos. Recicle folhas de jornais velhos para limpar os vidros.

 

Limpeza para casa de banho

  • 1 chávena de bicarbonato de sódio
  • sumo de um limão (ou uma chávena de sumo de limão engarrafado)
  • 1 chávena de sabão líquido

 

Misture tudo; deite num frasco borrifador, use esta mistura no lavatório, bidé, sanita e banheira. Se ficar muito denso para o que pretende fazer, acrescente água até ficar com a consistência desejada.

 

Para limpar o interior da sanita borrife-a com bicarbonato de sódio e deixe actuar durante 10 min. Depois, junte o produto de limpeza e esfregue normalmente.

 

Para as nódoas de metal mais teimosas, corte um limão ao meio, polvilhe com sal grosso, e use-o como esfregão. Passe todas as superfícies muito bem com água morna.

 

Nota: Os produtos feitos com limão estragam-se se os guardar mais de uma semana. Sem o sumo de limão pode guardá-los indefinidamente, mas pode acontecer a separação ou criar depósito.

 

 Outras dicas:

 

Quer tirar o cheiro a mofo do seu roupeiro?

 

Coloque um recipiente com vinagre puro, dentro do roupeiro vazio. Deixe durante a noite.

 

Tem cachorros e não consegue tirar aquele cheiro característico que fica em casa?

 Use vinagre. Deite 2 terços de água morna e 1 terço de vinagre. Depois passe o vinagre por toda a casa, incluindo o local onde possa ter acontecido algum acidente. Deixe secar naturalmente.

 

Manchas de roupa?

 

Coloque a roupa na máquina, deite o detergente e ponha a máquina a trabalhar. Na altura em que a máquina puxa o detergente, deite um copinho de vinagre. Faça isto em todas as lavagens, verá que manchas mesmo antigas irão desaparecendo gradualmente.

Humidade ou manchas de infiltrações nas paredes?

 

Use água e sumo de limão. Sendo o limão um branqueador natural, tira a mancha da parede.

 

Verá que com estas dicas o ambiente em sua casa será mais respirável.

 

 Poderá ainda encontrar produtos de limpeza naturais à venda:


Detergentes Multi-Usos

 

publicado por MM às 14:39
 O que é? |  O que é? | favorito

Excelente artigo. E eu tive infiltrações nas paredes. Vou já tirar o limão que tinha guardado para "outras coisas" e vou limpar a parede.
Gustavo Vieira a 12 de Janeiro de 2010 às 20:20

pesquisar
 
Tens Dicas?

arquivos
2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D